top of page
foto_cassio vasconcellos.jpg

O CAMINHO DO RIO
JEAN PAUL GANEM

O Caminho do Rio
Jean Paul Ganem


a partir de 21 de setembro de 2013

Jardim Botânico de São Paulo

Em setembro de 2013, o Cidade Galeria, com patrocínio da Com Gás e apoio do Jardim Botânico de São Paulo, realizou a intervenção de land art de 2.500m² O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem.

 

Inspirado nas sinuosas curvas do rio Tietê, o artista desenhou na paisagem da entrada do Jardim Botânico um pulsante rio vermelho com flores e plantas.

Com curadoria de Luciana Farias, O Caminho do Rio foi desenvolvido por oito jardineiros formados pelo projeto, sob orientações de uma arquiteta, um engenheiro agrônomo e do próprio artista. “A contribuição de Jean Paul com seu rio vermelho, que emerge entrecortando um pequeno canal no idílico jardim botânico, convida a contemplar a vida e desejar um futuro onde homem e natureza convivam em harmonia”, descreve a curadora.

O projeto fez parte do documentário  A Margem da Paisagem, um ensaio poético sobre a obra do Jean Paul Ganem dirigido por Eliane Café,  idealizado pela Brazimage e co-produzido pela Aurora filmes.

Para abertura da obra e première do documentário, o público foi convidado para um piquenique com chefs e a Orquestra deJazz Heartbreakers, transformando a abertura em uma experiência de convivência e celebração do bem público.

Filme A Margem da Paisagem: um ensaio poético sobre a obra de Jean Paul Ganem

bottom of page