top of page
_MG_5283.jpg

NATUREZAS IMERSIVAS

Naturezas Imersivas

de 23 de fevereiro a 28 de junho de 2021

Farol Santander Porto Alegre

A exposição Naturezas Imersivas, com curadoria de Daniela Bousso, convidou a vivenciar obras de artistas que realçam a relação entre natureza e arte como forma de despertar e compartilhar sensibilidades.

 

Nesta mostra, a arte cria a consciência do presente e reflete o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde. O que propusemos foi um passeio pelas obras, que nos permitiu observar e contemplar em silêncio, ampliar a nossa percepção e nos entregar a essa instância de encantamento que a arte propicia ao redor da natureza.

Fotografia, vídeo, instalações e também o trabalho com objetos manufaturados estão em pauta. Ao realizarem obras interativas, Katia Maciel, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Ricardo Siri envolvem o espectador e promovem a sua participação. Nessa via emergem aspectos relativos às novas subjetividades do século 21.

A artista, poeta e professora carioca Katia Maciel, com várias exposições realizadas no Brasil e exterior, participou com duas videoinstalações, duas fotografias e quatro áudio-poemas que interligam a mostra. Com destaque para a obra Uma Árvore, onde o foco da câmera incide sobre a copa, que desenvolve movimentos de inspiração e expiração, como um pulmão em contrações que abrem e fecham. 

Katia Maciel
Uma Árvore, 2009

videoinstalação
5’ (loop)
_MG_5297.jpg
Ricardo Siri
Ninho, 2021

instalação
galhos, troncos e cipós

Também natural do Rio de Janeiro, o artista visual, sonoro e músico Ricardo Siri teve quatro trabalhos expostos em Naturezas Imersivas. Com curadorias e obras realizadas em galerias e bienais nacionais e internacionais, Siri destaca nesta mostra a instalação Ninho, que oferece elementos da floresta e pode ser vista pelo público online em diversos ângulos, inclusive como se estivesse dentro da obra. O artista constrói ninhos artesanalmente, e também esculturas com galhos, cipós, cera de abelha, barro e outros materiais, introduzindo ainda instrumentos musicais. Os trabalhos compõem a poética do universo primitivo e a combinação com o mundo tecnológico atual.

De São Paulo, a dupla Raquel Kogan e Rejane Cantoni desenvolveu a instalação imersiva Água 2021.  As artistas especializadas em trabalhos que utilizam tecnologia de ponta e resultam em obras imersivas, apresentaram um site specific, ou seja, uma obra concebida especialmente para o edifício do Farol Santander. Montada com espelhos de observação flexível, a luz é o elemento central desta instalação que simula reflexos de água a partir do percurso do público.

Raquel Kogan e Rejane Cantoni
Água 2021, 2021

instalação site specific

FICHA TÉCNICA

Concepção
Brazimage

Curadoria
Daniela Bousso

Direção Geral
Luciana Farias

Artistas
Katia Maciel
Rejane Cantoni
Ricardo Siri 

Coordenação de Producão
Nelson Azevedo

Identidade Visual
Adriana Tazima

Coordenação do Educativo
Cristina Barros

Gestão Financeira
Mariane Goldberg

Montagem
Sergio Santos

Fotos

Leopoldo Plentz

bottom of page